A Marcha das Margaridas é uma das principais mobilizações de massa organizadas pelo MSTTR. Recebeu este nome em homenagem à Margarida Maria Alves, líder sindical assassinada em 12 de agosto de 1983 na Paraíba.
A Marcha acontece a cada quatro anos, quando milhares de mulheres trabalhadoras rurais de todo o País se reúnem em Brasília para cobrar as suas reivindicações e apresentar suas propostas ao governo federal e aos parlamentares.
A pauta inclui questões como acesso à terra e ao crédito pelas mulheres, valorização do salário mínimo, direito à saúde pública com assistência integral à mulher, combate à violência sexista através da aplicação da lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, dentre outras.
A campanha nacional de documentação, que já beneficiou milhares de mulheres brasileiras; a titulação conjunta de terras e o Pronaf Mulher são algumas das conquistas mais importantes obtidas através da Marcha das Margaridas.
A 3ª edição da Marcha foi realizada dias 21 e 22 de agosto de 2007 com a presença de aproximadamente 30 mil trabalhadoras de todo o País, dentre elas estavam cerca de 450 paranaenses.
A 4ª Marcha das Margaridas acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto de 2011. O Paraná estará sendo representando por 500 mulheres que integrarão a comitiva de 12 ônibus. A expectativa da Contag é reunir 100 mil trabalhadoras rurais em Brasília.