segunda-feira, 23 de novembro de 2020
Agricultor familiar: atualize seu rebanho!
Campanha de atualização de rebanho vai até dia 30/11
Para serem transportados, todos os animais que transitam pelo Paraná com interesse econômico precisam portar a Guia de Trânsito Animal (GTA). Para a emissão da guia, o agricultor familiar deve, obrigatoriamente, atualizar o seu rebanho até 30 de novembro de 2020.
Todos os animais de produção existentes na propriedade rural devem ser contabilizados, como caixas de abelhas, peixes, bois, búfalos, caprinos, ovinos, aves, cavalos, mulas, jumentos e suínos. A atualização do cadastro e do rebanho deve ser feita pelo próprio produtor e pode ser de forma online ou diretamente nas unidades locais da Adapar, sindicatos dos trabalhadores rurais autorizados ou em escritório de atendimento municipal.
Para mais informações entre em contato com o seu sindicato.
Mudanças durante a pandemia
Este ano a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) publicou uma portaria que prevê a ampliação do prazo para que os rebanhos paranaenses sejam atualizados. A Campanha de Atualização de Rebanhos, que substitui a vacinação contra febre aftosa no Paraná, começou no dia 1º de maio e se estende até 30 de novembro.
Conforme previsto em lei, o cadastro é obrigatório (Decreto Estadual 12.029/2014) para os produtores rurais e garante a rastreabilidade e sanidade de todo os rebanhos paranaenses como bovinos, bufalinos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, peixes e abelhas.
Devendo ser realizada preferencialmente de forma online, pelo site da Adapar, a atualização de rebanho realizada em uma etapa tem como objetivo a preservação da saúde dos servidores e dos produtores rurais frente à Covid-19, segundo a entidade. No site o produtor pode encontrar o banner da Campanha de Atualização do Rebanho para acessar o sistema de comprovação, que também está disponível por meio do link: www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho.
O atendimento presencial nas unidades da Adapar só será realizado quando todas as orientações das autoridades sanitárias e de saúde pública forem cumpridas. Após o dia 31 de outubro, a Guia de Trânsito Animal (GTA) só será emitida em conjunto com a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade. O procedimento está de acordo com a Instrução Normativa nº 47, que suspendeu a vacina contra febre aftosa no estado.
Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) filiados à FETAEP estão habilitados a emitir as GTAs. A notícia foi oficializada em junho do ano passado em seminário realizado pelo diretor presidente da Adapar, Otamir César Martins, na sede da federação em Curitiba. O termo de colaboração foi assinado também pelo presidente da FETAEP, Marcos Brambilla e pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e previu a capacitação dos funcionários dos sindicatos.