Notícia

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Agricultor familiar exporta café a partir da Feira Agrifamiliar PR

Dia Internacional do Café

Quando se inscreveu na Feira Agrifamiliar Paraná, organizada e promovida pela Fetaep e parceiros, o agricultor familiar Fernando Rosseto não imaginou que a empreitada iria tão longe.

A Feira ainda não aconteceu, por conta da pandemia, mas o negócio de Fernando sim. Cafeicultor em Mandaguari, ele e outros produtores familiares inscritos na Feira, foram convidados pela Fetaep a participar de rodadas de negócios on-line. “Foi uma alternativa que encontramos. Temos que nos adaptar à nova rotina, cuidando da saúde de todos, mas sem perder o foco em nossos objetivos, que neste caso é buscar novos mercados e oportunidades de negócios para os agricultores familiares do Paraná”, explica Marcos Brambilla, presidente da Fetaep.

Foi em uma destas rodadas de negócios da Agrifamiliar/Fetaep, conduzida pelo Sebrae, que Fernando conseguiu colocar seu produto no mercado internacional. “Em abril começo a exportar meu café, tipo especial, para Atlanta, (Georgia /EUA). Estamos bem felizes e gratos!”, comemora Fernando.

Família Rosseto/ Foto: arquivo da família

A propriedade onde o agricultor familiar produz o café arábica é de 30 alqueires. São 300 mil pés da planta, sendo que 30% da produção é classificada como especial. Rosseto conta com a assistência técnica do IDR/PR e dedicou toda a vida neste trabalho: “Estamos na quarta geração da família de cafeicultores nesta propriedade”, conta.

Brambilla ressalta a satisfação que a Federação e seus parceiros têm com a história de Fernando Rosseto: “vemos que todo nosso esforço vem gerando resultados sensacionais como este, para a agricultura familiar do Paraná. Isso mostra que estamos no caminho certo”.

   

Foto: arquivo Família Rosseto

As rodadas de negócios fazem parte de um grande movimento que tem como objetivo promover a agricultura familiar sustentável, estimular o consumo consciente, a compra de fornecedores próximos e distantes e o reconhecimento de produtos artesanais locais, o que impacta diretamente no desenvolvimento da economia regional e global.

A Feira Agrifamiliar Paraná conta com o apoio de diversos parceiros e a iniciativa da rodada de negócios é realizada e conduzida pelo Sebrae-PR e apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR/SEAB - PR.  

“A Fetaep vê essa aliança de diversas instituições como fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar do Paraná”, conclui Marcos Brambilla.