Notícia

terça-feira, 06 de agosto de 2024

Audiência pública reconhece importância do porco mouro para o Paraná

Audiência debate a aprovação de dois projetos de lei que visam fortalecer a cadeia produtiva

A FETAEP participou hoje da audiência pública com a temática “Porco Moura - Um patrimônio histórico, cultural e genético do estado”, que teve como objetivo debater a aprovação de dois projetos de lei (PL) – o 386 e o 387 - que visam fortalecer a cadeia produtiva do porco moura. O presidente da Federação, Alexandre Leal dos Santos, colocou a FETAEP e a sua base sindical à disposição para que os projetos – de autoria do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli - sejam aprovados.

Em sua explanação, Leal dos Santos reconheceu a importância da suinocultura para a diversificação da produção da agricultura familiar. No entanto, segundo ele, é preciso pensar em um novo modelo de agricultura familiar, que além de dialogar com as questões climáticas, também receba assistência técnica de qualidade a fim de impulsionar os resultados. “Queremos que a juventude permaneça no campo, porém com renda e bons projetos de vida”, disse, relembrando ainda que a Federação já vem cobrando o governo do Estado para a realização de novos concursos públicos para o fortalecimento do IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural.

Romanelli endossou a visão apresentada por Leal e reconheceu a importância da diversificação da agricultura familiar. O projeto de lei 386 propõe o reconhecimento da raça como patrimônio histórico, cultura e genético do Estado, enquanto o PL 387 insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná a Semana Estadual dos Porcos Crioulos.

A audiência pública abriu espaço para manifestações de pesquisadores da raça, como o professor Warpechowski, da UFPR, e a professora Maria Marta, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Também haverá depoimentos de Herculano Lisboa, criador do Porco Moura, e Divo Molinatti, que preside a Associação Paranaenses de Criadores de Porco Moura, além da chefe de cozinha Rosane Radecki.