Notícia

terça-feira, 04 de fevereiro de 2025

BAT fecha acordo com comissão dos produtores de tabaco

Comissão comemora acordo e valorização dos agricultores

A comissão representativa dos produtores de tabaco entrou em acordo com a BAT de um reajuste, linear, de 10,55% no Virgínia e 7,01% no Burley, para a safra de tabaco 2024/2025, o que significa a reposição da variação do custo de produção. Com isso, a BAT passa a operar com o valor de R$ 23,30 kg na classe BO1 do Virginia e R$ 20,55 kg na classe B1 do Burley, mantendo uma tabela com rentabilidade para seu produtor integrado.

O acordo foi negociado nesta segunda (03/02), durante mais uma rodada de negociação de preço do tabaco. A FETAEP esteve presente à reunião, com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaí, Claudinei Brylak. Para o presidente da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, a assinatura de protocolo com a BAT demonstra que a empresa leva em consideração a valorização do produtor e a manutenção do sistema integrado. “A produção de tabaco exige muita mão de obra e, por isso, é importante valorizar o agricultor familiar. Do contrário, os trabalhadores vão deixar de produzir, o que afetará diretamente a renda dos municípios, a geração de empregos e a quantidade de produção.”

Apesar de uma extensa agenda programada, além da BAT, ainda compareceram a Universal Leaf, Alliance One, China Brasil e a Philip Morris, porém, não houve consenso nas propostas.

Por parte da comissão, espera-se o retorno das empresas que ficaram de analisar as contrapropostas e das demais que queiram revisar seus índices. Além disso, a representação dos produtores deixa claro que, tabela não acordada com a comissão não será reconhecida, por descumprimento da Lei de Integração.

A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (FAEP, FAESC e FARSUL) e dos Trabalhadores Rurais (FETAEP, FETAESC e FETAG-RS), do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.