quinta-feira, 29 de outubro de 2020
Década da visibilidade à Agricultura Familiar
Debate reuniu agricultores, entidades representativas e governo
Agricultores e agricultoras familiares do Paraná, juntamente com trabalhadores assalariados, representantes deste setor produtivo e governo estiveram todos reunidos nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, em torno do tema: "Década da Agricultura Familiar", instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (ONU/FAO).
"Esta década deve trazer visibilidade à agricultura familiar, como um ponto de equilíbrio na produção de alimentos saudáveis e essenciais para o ciclo da vida humana. Mas para isso, precisamos nos fortalecer os sistemas e as conquistas existentes, e avançar. Promovendo debates como este, despertamos para nossos pontos fortes e os que podem ser melhorados, e assim progredimos.", afirma Marcos Brambilla, presidente da Fetaep
Além de Brambilla, o debate, realizado de maneira on line, direto da sede da Fetaep em Curitiba, contou com a presença do secretário de estado de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, a diretoria executiva da Fetaep, além do vice-presidente da Contag, Alberto Boch.
"Quando se estabelece políticas públicas adequadas e propícias à Agricultura Familiar a sociedade inteira desfruta de uma vida digna, com emprego, renda e produtos saudáveis.", diz o documento da Contag sobre o tema.
Entre os pontos debatridos e somado às políticas públicas, o papel da mulher foi descado pela diretora de Mulheres da Fetaep, Ivone Francisca de Souza, além dos jovens e da família como um todo.
Saiba mais sobre a Década da Agricultura Familiar:
http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1103086/
http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1190270/