quinta-feira, 20 de outubro de 2016
ENFOC Regional Paraná conclui os quatro módulos de formação
Projeto inovador levou a formação à Regional 3 da FETAEP.
A FETAEP comemora o término dos quatro módulos da ENFOC da Regional 3 – um projeto inovador que levou a formação a 40 32 dirigentes e funcionários dos STTRs da Regional 3. O projeto aconteceu nas cidades de Iporã, Altônia, Cianorte e Icaraíma. Cada módulo teve a duração de três dias, todos preparados antecipadamente pela equipe pedagógica. “Como resultados, o MSTTR colhe uma base mais fortalecida, que não apenas reconhece nossa trajetória de lutas e conquistas, mas principalmente apresenta um novo olhar sobre a atuação sindical”, comenta o secretário de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues.
O assessor regional do convênio FETAEP/EMATER e educador popular, Eder de Oliveira, revela que foi um grande sonho concretizar esta experiência inédita de levar a formação para dentro de uma Regional. “O desafio foi grande, mas graças a vontade de muitos e com o apoio que tivemos da diretoria da FETAEP, alcançamos os nossos objetivos”, afirma, dizendo ainda que desde a conclusão da IV Turma Regional Sul da ENFOC vinha nutrindo esse desejo de levar a formação até a base. “Via a necessidade de trazer a formação diretamente aos nossos presidentes, diretores, jovens e mulheres”, salienta.
Com a ideia na cabeça, o projeto começou a ser traçado primeiramente com os dirigentes da Regional 3, depois com a FETAEP e EMATER e, por fim, com a CONTAG. “De pronto a diretoria da Federação gostou da ideia e nos autorizou a seguir adiante em busca da parceria da Confederação, o que também se concretizou com a obtenção de recursos pelo Fundo Solidário da ENFOC”, conta Oliveira.
Segundo o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, era necessária uma formação com base na matriz pedagógica da CONTAG, mas com foco na realidade do Paraná, abordando cultura e costumes. “Também precisávamos de uma formação mais apropriada a preparar lideranças sindicais capazes de transformar a realidade, sem priorizar a política ideológica partidária”, comenta.
Com a participação de educadores do Paraná, FETAEP e CONTAG, a didática de três módulos de cinco dias foi adaptado para quatro módulos de três dias. “A proposta de trabalho e o formato do curso foram submetidos e aprovados pelo comitê de avaliações e sugestões composto, no início do ano, pela diretoria da Federação e assessoria de formação”, conta Mueller.
Após encontros e reuniões a equipe pedagógica organizou os módulos da seguinte maneira: “Formação da Região, Sujeito e Identidade” (Iporã); “Prática Sindical, Gênero, Geração e Políticas Públicas” (Altônia); “Desenvolvimento Rural, Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), Território e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)” (Cianorte); e, por fim, “Organização Rural, Transformatura da Turma e Plano Sustentar” (Icaraíma). Vale lembrar que “transformatura” é um termo utilizado pela ENFOC que mistura a formatura com a transformação que a formação acarreta à vida dos educandos.
Vivências pedagógicas possibilitam reencontro com a realidade local
Inserir os educandos dentro das mais variadas realidades da agricultura oportuniza aos participantes desenvolver um novo olhar para as realizadas do campo brasileiro. Nesse sentido, as que foram planejadas e executadas durante a ENFOC Regional possibilitaram um redescobrimento da realidade e do potencial da regional aos participantes. “Por mais que estamos na Regional há tempos, quanta coisa descobrimos e aprendemos. Coisas estas que estavam o tempo todo aqui. Sem dúvida o nosso olhar muda no sentido do nosso compromisso com a causa, pois elucida fatos antes ignorados, ou seja, o conhecimento liberta o olhar dos ‘pré-conceitos’. Não podemos gostar, defender e lutar por aquilo que não conhecemos”, revela Eder Oliveira.