Notícia

sexta-feira, 25 de maio de 2018

FETAEP dialoga com agricultores de Irati e Ipiranga

Paralisação dos caminhoneiros estará entre os temas debatidos com os agricultores

Nesta sexta-feira (dia 25), o vice-presidente e secretário de Política Agrícola da FETAEP (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares no Estado do Paraná), Marcos Brambilla, está em Ipiranga no período manhã e em Irati no período da tarde (Regional de Curitiba da FETAEP) dialogando com produtores rurais dos municípios e da Região. Os encontros acontecerão na sede dos Sindicatos e terão como propósito discutir o Plano Safra 2018/2019, as políticas de crédito disponíveis para a agricultura familiar e também a atual paralisação dos caminhoneiros por conta dos altos preços dos combustíveis.

“Ouviremos do setor de que forma a paralisação está impactando em suas propriedades rurais, no escoamento da produção agrícola, e também repassaremos o posicionamento da Federação diante da paralisação”, comenta, dizendo ainda que para a FETAEP, apesar dos transtornos causados, o ato dos caminhoneiros torna-se legítimo diante de um cenário cada vez mais abusivo no que diz respeito aos preços dos combustíveis. “Os agricultores também sofrem com esses aumentos, afinal temos os nossos maquinários que dependem do insumo e a sua alta mexe diretamente no custo da nossa produção agrícola, que já é grande”, afirma Brambilla.

De acordo com o vice-presidente da FETAEP, o combustível, principalmente o diesel, é essencial para a agricultura. “Afinal nenhum agricultor consegue colocar qualquer insumo em sua lavoura sem ele. Além disso, temos também a colheita e o transporte. Ou seja, está diretamente ligado ao resultado do nosso trabalho, que é o alimento que a gente produz”, afirma. Em Ipiranga e Irati, Brambilla também ouvirá as demandas do setor para o desenvolvimento da cultura do tabaco, que é forte na região, nesta safra.