terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
FETAEP inaugura sua nova sede e comemora 55 anos de lutas e conquistas
Em clima de alegria, o MSTTR Paranaense comemorou a conquista de sua nova sede e de seus 55 anos de atividade no Estado.
Após um pouco mais de um ano construindo, a nova sede da FETAEP (Federação dos Trabalhadores Agricultores Familiares do Estado do Paraná) foi inaugurada no dia 23 de fevereiro com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, representando o governador Beto Richa, e do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
Também estiveram presentes, além da base sindical da Federação e de sua diretoria executiva, o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris, representando o presidente Aristides dos Santos; João Luis Rodrigues Biscaia representando o Senar/PR e a FAEP; Silval Dias dos Santos, chefe do IBGE Paraná; Walter Dresch, presidente da FETAESC e representante da Regional Sul da CONTAG; e o presidente do Emater, Rubens Niederheitmann; entre outros.
A inauguração iniciou na área externa da Federação, sobre o monumento com a placa inaugural com o nome de toda a diretoria da Gestão 2015/2020. A placa foi descerrada pelo presidente Ademir Mueller, pelo representante da CONTAG, Antoninho Rovaris, pelo secretário Norberto Ortigara, e pelo vice-prefeito de Curitiba. Após, a solenidade contou com a benção do padre Aurélio Fratus, que em sua fala resgatou a atuação da Santa Paula Isabel Cerioli, que atuou fortemente no acolhimento de crianças órfãs dos camponeses na Itália de 1853.
“Há 150 anos esta mulher começou a pensar nisso aqui, que os camponeses também mereciam educação, formação e acolhimento. Ela deu uma educação, uma casa, uma formação a estas crianças para que um dia elas pudessem transformar o mundo. Se passaram 150 anos e a agricultura continua sendo um importante braço da nossa economia. Portanto, força e coragem. A agricultura não é a parte mais fraca, mas sim o sustento de toda nação”, disse o padre instantes antes da bênção. Fratus presenteou a FETAEP com a imagem de Santa Paula Isabel Cerioli, “para que ela possa cuidar dessa nova casa e de todos que aqui trabalham, assim como de todos os agricultores”, encerrou sob aplausos dos presentes.
Cerimônia continuou no auditório da FETAEP.