Notícia

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

FETAEP participa da II Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância do Brasil

A FETAEP esteve presente representada pela secretaria de Juventude e Educação, Tainá Guanini

Entre os dias 4 e 7 de fevereiro aconteceu, na cidade de Belo Horizonte - MG, a II Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância do Brasil (CONPAB), reunindo lideranças de movimentos sociais, professores e estudantes do todo o Brasil para a discussão e construção coletiva de estratégias para o fortalecimento da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância no Brasil. A FETAEP esteve presente representada pela secretaria de Juventude e Educação do Campo, Tainá Guanini de Oliveira. O evento contou com palestras, painéis e grupos de trabalho com importantes e intensos debates sobre o tema.

"Para a sucessão rural acontecer na agricultura familiar, é imprescindível a manutenção e o fortalecimento de direitos básicos, como a educação no campo", fiz Tainá. A pedagogia da alternância, segundo ela, é uma prática formativa conectada com a realidade dos estudantes do campo, que assegura as especificidades da agricultura familiar e dos territórios. "É onde os conhecimentos adquiridos na propriedade e na comunidade se articulam com aqueles adquiridos na escola. Onde, portanto, os saberes tradicionais e acadêmicos se encontram", pontua, dizendo ainda que uma concepção de educação contextualizada, transformadora e libertadora fortalece a classe trabalhadora rural". E é justamente aí que o Movimento Sindical se encaixa ao defender e a apoiar a luta pelo fortalecimento das Casas Familiares Rurais (CRFs).

Estiveram também representando o estado do Paraná o deputado Estadual Professor Lemos e o assessor Lucas Lemos; Maria  Aparecida Geffer, presidente da União Nacional das Federações das Casas Familiares Rurais do Brasil-UNFECAFARB; Marco Antônio Geffer, coordenador estadual da Federação Estadual das Casas Familiares rurais do Paraná- FECAFAR-PR; além de professores, técnicos e jovens estudantes. A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares do Estado de Minas Gerais (FETAEMG) também esteve presente representada pelo secretário estadual de Juventude e Educação do Campo, Lucas Martins.