Notícia

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Juventude de olho na pauta ambiental e da crise climática

Encontro de Juventude Rural reúne 80 jovens na FETAEP

Jovens rurais de todo o Paraná vieram para Curitiba para participar, nos dias 15 e 16 de julho, do Seminário da Juventude Rural da FETAEP. De olho na pauta ambiental e da crise climática, os mais de 80 jovens puderam conversar sobre as principais questões que afetam sua decisão de ficar ou não no campo.

Os dois dias de trabalho contaram com a presença das secretárias de Juventude Rural da CONTAG, Mônica Bufon, e de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti, e foram coordenados pela secretária de Juventude da FETAEP, Tainá Guanini de Oliveira. Demais diretores da Federação - Alexandre Leal dos Santos, Ivone de Souza e Aparecido Callegari – e o presidente da FETARP, Claudinei de Carli, também estiveram presentes.

Pensando em um cenário futuro, com segurança ambiental, alimentar e disponibilidade hídrica, entre outros fatores, os jovens puderam fazer uma análise profunda junto da secretária de Meio Ambiente da Contag, Sandra Paula Bonetti, e do assessor Raul Zoche, que defenderam a agricultura familiar como meio de produção responsável e que respeita a biodiversidade.

De forma leve e dinâmica, os participantes também foram apresentados à estrutura sindical (Sindicatos / Federação / Confederação) e ao programa de formação política para a mobilização social da juventude rural, o "Jovem Saber". Em seguida, foi realizada a apresentação do Projeto Inovar - Casas Familiares Rurais, com Eustáquio Pereira e Sandra Brixi, e o depoimento de dois jovens agricultores familiares – Bruno Matheus Gonçalves (Iporã) e Cristielly Alves (Santa Maria, distrito de Alto Paraná) –, que acessaram políticas públicas e comprovam que é possível permanecer no campo com qualidade de vida.

Para a secretária de Juventude da FETAEP, Tainá Guanini de Oliveira, esse Encontro cumpriu com seu objetivo inicial de reconectar a juventude com o movimento sindical, debatendo temas que impactam na sucessão rural. “Foi uma excelente oportunidade de ouvir as demandas da juventude para, na sequência, inserir no Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural. Nossa expectativa agora é a de que essa juventude se articule e se organize, somando esforços com o movimento sindical”, afirma a secretária.

Durante o evento, os participantes formaram grupos e produziram vídeos sobre a pauta climática, trazendo diversos olhares sobre o assunto, com humor e criatividade!