sexta-feira, 09 de março de 2018
Mulheres trabalhadoras rurais reúnem-se em Curitiba
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, neste mês de março, FETAEP discute a importância da participação da mulher no Movimento Sindical.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, neste mês de março, nos dias 13 e 14, a FETAEP reunirá lideranças femininas do meio rural para discutir e debater o atual papel da mulher dentro das propriedades rurais. O Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais acontece em Curitiba, no Hotel Estação Express, com a presença de 50 mulheres pertencentes da base sindical regional da Federação.
Entre os temas abordados, os destaques ficam com a importância da participação da mulher no Movimento Sindical; as ações das mulheres junto às unidades móveis de enfrentamento à violência; e a participação feminina nos espaços de decisão, como conselhos municipais. Para a secretária de Mulheres da FETAEP, Maria Marucha Vettorazzi, o evento representa uma grande oportunidade para que as mulheres saiam da inviabilidade da qual se encontram e se encorajem umas com as outras. “Quando a gente se reúne é uma troca de experiências, uma aprende com a outra”, diz Marucha.
Além disso, continua ela, é uma oportunidade de reafirmar que as mulheres dentro do Movimento Sindical não buscam apenas discutir a questão das cotas. “Queremos, mais do que apenas números, uma participação com qualidade. Por isso trabalhamos para a formação dessas mulheres, para que elas mostrem que têm sim capacidade de administrar o MSTTR”, diz Vettorazzi.
Palestras e temas abordados:
- Helena Navarro Gimenez Geiger, assistente social da Coordenação de Proteção Social Especial (SEDS), falando sobre o modo de produção e a exploração do trabalho infantil na agricultura.
- Walquiria Onete Gomes, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), falando sobre a importância da inserção das Trabalhadoras Rurais nos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher.
- Terezinha B. Ramos, coordenadora Municipal de Políticas para Mulheres de Curitiba, falando sobre as ações das mulheres junto as Unidades Móveis de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher;
- Daniele Martin Sandri, engenheira agrônoma do Instituto Emater – PR, falando sobre a utilização de plantas medicinais como forma de resgatar o conhecimento popular.
- Jussara Ribeiro, extensionista do Instituto Emater – PR, falando sobre alcançar voos.