segunda-feira, 07 de dezembro de 2015
Povos do campo enquanto sujeitos propositivos
Lideranças ligadas ao campo de Iporã e Região discutem a formação e a identidade dos sujeitos do campo. FETAEP e EMATER se unem a favor da formação.
Empoderar os sujeitos historicamente afastados dos processos formais de educação; propiciar uma leitura de mundo e de sociedade que emancipe e liberte; além de desenvolver um olhar crítico e uma postura propositiva de novos caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária. Estes são apenas alguns dos propósitos formativos que serão discutidos em Iporã (Noroeste do Estado), de 09 a 11 de dezembro, por algumas lideranças regionais ligadas ao campo.
A iniciativa regional, que é inédita e pioneira no Estado do Paraná, faz parte da Escola Nacional de Formação da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e está sendo coordenada pela Regional 3 da FETAEP (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná). Estarão presentes em torno de 40 líderes dos 27 Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) que compõem a Regional, dos polos de Iporã, Umuarama e Cianorte. Este primeiro módulo terá a temática “Sujeito, Identidade, Sociedade e Estado”. Toda a ação formativa será dividida em quatro módulos, de três dias, sendo cada etapa em um município da Região: Altônia, Cianorte e Icaraíma.
O projeto de trabalho, que contará com o apoio do Instituto EMATER, é do assessor regional FETAEP/EMATER e educador popular, Eder de Oliveira. “Com esta temática vamos propor o entendimento dos sujeitos a partir da realidade em que estão inseridos”, afirma Oliveira. Proposta esta que vai além dos ensinos teóricos e parte para a prática com vivências pedagógicas nos demais municípios da região. “Pretendemos mostrar toda história e potencial do Noroeste do Estado”, acrescenta. Dessa forma, a formação será baseada na proposta de ensino-aprendizagem, na troca de experiência, e na valorização dos saberes de cada um.
O principal objetivo dessa formação, segundo Oliveira, é formar lideranças locais que sejam do convívio dos trabalhadores rurais agricultores familiares e assalariados. “Afinal, eles deverão atuar junto a suas bases para, a partir do conhecimento formativo, contribuir com o desenvolvimento rural sustentável e solidário, propiciando alternativas de geração de renda com foco nas pessoas que vivem no campo”, afirma Oliveira.
Para ele, é possível organizar as comunidades e as pessoas em um modo de produção que respeite o meio ambiente, a cultura, a história das pessoas e a realidade local”, diz o assessor da FETAEP/EMATER. A geração de renda, continua Oliveira, faz parte deste conconteudo, mas trabalhada de maneira sustentável e solidária, buscando um desenvolvimento humano, social e econômico conjuntamente.
Para a FETAEP a ação é de extrema importância tendo em vista que desperta as lideranças que passam a visualizar formas e maneiras de oferecer alternativas de renda e de trabalho, melhorando a economia local. “A partir do momento em que eles se inserem no processo formativo e se enxergam como agentes capazes de propor aos trabalhadores outras formas de viver e de trabalhar os resultados aparecem”, comenta o presidente da FETAEP, Ademir Mueller. Nesse sentido, continua ele, os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais exercem um papel fundamental, pois são a ponte direta com a categoria.
Já o presidente do Instituto EMATER, Rubens Niederheitmann, afirmou que ações que buscam o desenvolvimento de lideranças é fundamental para a Região. “Ao juntar o conhecimento técnico das duas instituições, FETAEP e EMATER, haverá a promoção dos protagonistas do meio rural, seja ele do Sindicato, de Cooperativas ou mesmo o trabalhador. Não há dúvida que estarão mais preparados para enfrentar os desafios que o meio rural apresenta”, afirma o presidente do Instituto.
De acordo com ele, fala-se muito atualmente em recursos financeiros, especialmente na falta deles. “Porém, apenas com a formação de base é que teremos projetos de trabalho coerentes e embasados na realidade – uma vez que foram plenamente discutidos e analisados”, salientou. Com base nisso, ele afirmou que apenas com a formação é possível ter projetos encabeçados por pessoas capazes de trabalhar com a gestão de recursos. “Essa equipe será protagonista e queremos, inclusive, conhecer a metodologia utilizada pela ENFOC para, quem sabe, aplicar também nas demais regiões do Estado”, adiantou Niederheitmann.
ENFOC – A ação regional se concretizou pelo fato de o Paraná contar com uma rede de educadores forte e atuante. Nestes 10 anos de Escola Nacional de Formação da CONTAG já passaram pela formação cerca de 100 educadores(as) populares do Paraná.