quinta-feira, 01 de agosto de 2024
Previdência Social Rural em debate
FETAEP realizou oficinas regionais de Previdência Social Rural em Cascavel, Londrina e Maringá.
Entre os meses de junho e julho, a FETAEP realizou três oficinas regionais de Previdência Social Rural. Juntas as ações mobilizaram cerca de 160 dirigentes sindicais e funcionários das Regionais Oeste, Sudoeste, Noroeste Umuarama, Noroeste Paranavaí, Norte, Campo Mourão e Norte Pioneiro. Cada oficina contou com a participação de representantes das Gerências Executivas do INSS de Cascavel, Maringá e Londrina, assim como da secretária de Previdência da FETAEP, Ivone de Souza, e do assessor jurídico, Clodoaldo Gazola.
AtestMed – análise de benefício por incapacidade de forma documental (auxílio-doença); INSS Digital; sustentabilidade do Movimento Sindical; enquadramento do segurado especial; e os meios de prova do efetivo exercício da atividade rural do segurado especial rural estiveram entre os temas abordados e debatidos. Nesse último caso, pontua Gazola, a forma de comprovação da atividade rural mais efetiva é através do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Os participantes das oficinas também foram orientados sobre o preenchimento da autodeclaração de segurado especial.
Com as oficinas, de acordo com Ivone de Souza, os envolvidos - presidentes e colaboradores dos Sindicatos – puderam se aperfeiçoar no tema a fim de levar aos agricultores e às agricultoras da base informações atualizadas no que tange a previdência rural.