Notícia

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Regional Sul da CONTAG debate Cooperação Internacional em Agroecologia

Oficina Regional Sul de Cooperação Internacional em Agroecologia e Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) conta com presença de delegação paranaense.

A FETAEP e alguns dirigentes da base sindical do Paraná participaram da Oficina Regional de Cooperação Internacional em Agroecologia e em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em São José, Santa Catarina, na sede da FETAESC, nos dias 14 e 15 de maio. O encontro da Regional Sul marcou o encerramento de uma série de oficinas que ocorreram em diversos estados brasileiros para debater a política internacional da CONTAG.

Entre os assuntos debatidos pelo grupo estava a organização da produção e os desafios para o acesso a mercados. Além disso, buscaram um entendimento maior no que diz respeito às negociações comerciais internacionais, especialmente referente à Organização Mundial do Comércio (OMC), ao Acordo Mercosul e União Europeia, assim como seus impactos na agricultura familiar. 

Segundo o presidente da FETAEP, nestes dois dias o grupo se informou sobre o mercado internacional, principalmente como agem os blocos econômicos e a pressão econômica e política que fazem sobre os governos. “Foi muito importante para a FETAEP, assim como para seus dirigentes de base, participar desse encontro. Saímos com o compromisso de formar um grupo de multiplicadores de informações por regional, pois as decisões da política internacional impactam também e muito na produção da agricultura familiar, muitas vezes de forma negativa, nos preços dos produtos e no custo da produção”, comentou Mueller. Esta oficina, segundo ele, incentivou o Paraná a realizar, em breve, um seminário sobre o tema.

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch, ressaltou que das últimas oficinas saíram diversos encaminhamentos importantes. “Estamos vivendo um momento complicado no movimento sindical e esses encaminhamentos e reflexões são de extrema importância para a Contag, para as Federações e, principalmente, para os sindicatos”, salientou o vice-presidente da Contag.

Com informações da FETAESC