domingo, 27 de outubro de 2024
Congresso Latinoamericano de Agroecologia contou com a presença da FETAEP
Realizado no Paraguai, evento propiciou a troca de experiências no que tange a pauta ambiental
Refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas da agroecologia na América Latina esteve entre os propósitos do X Congresso Latinoamericano de Agroecologia, realizado de 23 a 25 de outubro, em Assunção, capital do Paraguai. A FETAEP, por entender e reconhecer a importância de novas práticas de produção agroecológica pela agricultura familiar, esteve presente e foi representada pela secretária de Meio Ambiente, Taina Guanini de Oliveira.
Segundo ela, a participação da Federação foi de fundamental importância não apenas por oportunizar a visibilidade da entidade no cenário internacional, mas também por propiciar o conhecimento de novos projetos e distintas realidades. “Além, é claro, da troca de experiências no que tange as pautas ambiental, climática e agroecológica no território latino-americano”, pontua a secretária de Meio Ambiente. Ou seja, fortaleceu os vínculos entre as organizações e os sujeitos envolvidos com a promoção e o desenvolvimento de sistemas agroalimentares sustentáveis.
Além de palestras sobre a temática, o Congresso contou com a apresentação de trabalhos científicos, relatos de experiências, oficinas, mesas redondas e atividades culturais. Neste momento, Tainá Guanini apresentou aos participantes as políticas públicas brasileiras de caráter ambiental conquistadas pelo Movimento Sindical, como o PRONAF e o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). “Falei também sobre as ações que os Sindicatos, as Federações e a Contag vêm realizando sobre a pauta climática, que vem impactando diretamente a vida de agricultores e agricultoras familiares”, destaca.
Por isso, continua ela, se faz necessário repensar os sistemas agrícolas e alimentares e sua interação com a natureza. “Sem dúvida que a agroecologia, que pode ser compreendida como um método de produção agrícola capaz de viabilizar a produção de alimentos saudáveis através do uso correto do ambiente natural, representa um dos caminhos”, acrescenta. Na ocasião, a secretária de Meio Ambiente também apresentou a mais nova parceira da FETAEP na propagação da produção de alimentos de base agroecológica: a AOPA (Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia). “Atuaremos juntas na propagação de estratégias de adoção e disseminação de métodos de produção sustentáveis por todo o Paraná, inclusive nas regiões com mais dificuldades, como a Norte e a Noroeste”, revela.
O X Congresso Latinoamericano de Agroecologia foi organizado pela Universidade Nacional de Assuncão e pela Sociedade Científica Latino_Americana de Agroecologia.