Notícia

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Envolvimento dos agricultores e agricultoras familiares no 24° Grito da Terra Brasil surpreende

Paraná e a Regional Sul mandaram seu recado no 24º GT Brasil

Agricultores e agricultoras de todo o Brasil marcharam rumo a Brasília para a grande mobilização de massa, o Grito da Terra Brasil. Em sua 24ª edição, o ato reuniu – nos dias 20 e 21 de maio - cerca de 10 mil pessoas que juntas caminharam em busca de mais e melhores políticas públicas para a agricultura familiar. Apenas o Paraná, por meio da atuação da FETAEP e dos Sindicatos e em parceria com o Senar, levou 500 participantes que saíram das dez Regionais Sindicais da Federação.

Graças ao empenho e a dedicação das representações sindicais das Regionais de Curitiba, Norte, Centro Sul, Noroeste Paranavaí, Noroeste Umuarama, Sudoeste, Oeste, Campo Mourão e Vale do Ivaí, todo o Paraná se fez representado. “Foi muito lindo ver o nosso povo reunido e disposto a marchar em busca de melhores condições de trabalho, renda e qualidade de vida no campo”, comenta o presidente da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos.

A caminhada aconteceu no dia 21 de maio, quando percorreram 6 km saindo do Parque da Cidade até a Esplanada dos Ministérios. Durante a caminhada, foram feitas intervenções na frente dos Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Previdência Social (MPS). No entanto, importantes audiências também foram realizadas no dia 20 com o Banco Central e o Ministério da Fazenda, com direito a atos e panfletagem em frente aos órgãos.