Notícia

quarta-feira, 26 de junho de 2024

FETAEP sedia capacitação em crédito fundiário

O PNCF é uma importante política pública responsável por realizar o sonho da terra própria.

De hoje a sexta-feira (26 a 28) a FETAEP está com a casa cheia. Dirigentes sindicais, funcionários de Sindicatos, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e extensionistas estão entre os 160 participantes da Capacitação na Fase de Contratação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Uma ação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná (SEAB/PR) e da Superintendência do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Paraná (MDA), com apoio da FETAEP, o evento visa fortalecer o Programa nos municípios estimulando, dessa forma, o acesso à terra a mais pessoas.

O crédito fundiário é uma política pública conquistada pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e dos Trabalhadores Rurais. Segundo o presidente da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, é uma importante política pública responsável por realizar o sonho da terra própria entre os jovens, as mulheres e famílias. “Contem com o nosso apoio, pois nosso maior interesse é capacitar o maior número possível de agentes capazes de operacionalizar o PNCF”, pontuou Leal durante a abertura do evento.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance de Souza, o PNCF é uma política pública democrática de acesso à terra que permite a permanência das famílias no meio rural. “Dói no coração de quem é extensionista ver que o Paraná vem reduzindo a quantidade de estabelecimentos rurais nos últimos 10 anos. E o PNCF é a política pública de reversão desse processo”, disse. Já a superintendente do MDA no Paraná, Leila Klenk, comenta que o programa – uma política federal de inclusão social que pensa numa agricultura que alimenta e dá vida - vem passando por algumas reestruturações. “O que justifica e engrandece ainda mais a realização dessa capacitação”, disse Klenk, que também agradeceu a FETAEP e sua equipe por sediar tão importante evento.  

Mediante a atuação dos agentes, comenta o secretário de Políticas Agrárias da FETAEP, Aparecido Callegari, o PNCF representa uma grande oportunidade aos pequenos agricultores e assalariados rurais de terem seu próprio pedaço de terra. “Bons projetos, com famílias com capacidade de produção agrícola, são essenciais. Para tal, precisamos de atualização e capacitação como a que estamos sediando no dia de hoje”, afirma.

Participantes -  Empresas de ATER pública e privada; dirigentes sindicais e funcionários dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais vinculados à FETAEP; servidores técnicos que atuam no PNCF do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR; técnicos da Unidade Técnica Estadual – UTE/PR; Unidade Técnica Regional – UTR da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB e convidados UNICAFES; FETRAF; ARCAFAR; AOPA; ASSESOAR; CAPA; Rede-ECOVIDA; INCRA; MPA; CONAB; MAB; CCA.