Notícia

quinta-feira, 07 de julho de 2022

Juventude Rural participa de Curso de Formação em Torres

Formação aborda temas como agricultura familiar, classe, categoria e representatividade

Aconteceu nesta semana, em Torres (RS), o 2º Módulo do Curso de Formação Inter-Regional da Juventude Trabalhadora Rural das Regionais Sindicais Litoral e Sinos Serra, que aborda temáticas como agricultura familiar, classe, categoria, representação e representatividade.

Durante o evento, os mais de 40 jovens de diversos municípios das regionais envolvidas participarão de atividade conduzidas pela rede de educadores. O curso contou com a participação do coordenador de Juventude do estado do Paraná, Alexandre Leal, secretário-geral da Fetaep, e com coordenadora Estadual de Juventude e secretária-geral da Fetag-RS, Jaciara Muller.

Para Jaciara Muller, mobilizar e investir em formação é uma forma de fortalecer a juventude no meio rural. Na opinião de Diana, coordenadora da Regional Litoral, o curso de formação tem como mostrar para a juventude a importância da valorização da agricultura familiar.  Segundo Ana, coordenadora da regional Sinoserra, o evento trata também da importância da agricultura familiar, da sua participação dentro do movimento sindical e das políticas públicas. “Temos muito ainda a construir, vão acontecer outros dois módulos.”

Segundo Alexandre Leal, participar de um evento como este é fundamental para demonstrar a forma como a juventude rural está organizada, quais as estratégias do movimento sindical para fortalecer o movimento jovem e trocar experiências entre lideranças de diferentes regiões, de maneira a reconhecer e valorizar a pluralidade e ajudar, com relatos particulares, a formar grandes agricultores e grandes lideranças que o nosso movimento precisa.