Notícia

segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Vem aí a 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas

Iniciativa dará visibilidade à produção das mulheres trabalhadoras rurais do campo, da floresta e da

Mulheres agricultoras familiares, indígenas, quilombolas e demais representantes de povos e comunidades tradicionais de todo Brasil levam para Brasília, de 16 a 18 de agosto, muita diversificação por meio de suas produções comerciais entre artesanatos, alimentos da agroindústria familiar e fitoterápicos. A 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas será um espaço de comercialização, promoção e divulgação dos produtos provenientes do meio rural. Trata-se de uma ação conjunta entre CONTAG, FETAEP e Sindicatos e que envolveu as secretarias de Agrícola, Juventude, além da secretaria  de Mulheres.

As mulheres agricultoras são responsáveis por plantar os alimentos, fazer o processamento, realizar trabalhos manuais e ainda conciliar com as tarefas domésticas e cuidados com os filhos. “Fomos as pioneiras no processamento dos alimentos, que posteriormente se tornou a agroindústria familiar. Afinal, já realizávamos esse trabalho nas nossas cozinhas”, comenta a secretária de Mulheres da FETAEP, Ivone de Souza.

Além de gerar renda para as famílias, a agroindústria possibilita a inclusão social de mulheres, jovens, idosos e outros segmentos menos privilegiados. Ao todo serão cerca de 200 expositoras e é claro que o Paraná, por meio da atuação da FETAEP, estará presente com a participação de dez agricultoras do Estado.